oliveirasaudeclinica@gmail.com 263 098 090 2ª a 6ª: 11h-13h e 15h-20h • sábado: 8h-13h

Reumatologia

A Reumatologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças não causadas por traumatismos que afectam o aparelho locomotor (ou sistema músculo-esquelético) nos seus vários componentes: articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos, genericamente definidas como doenças reumáticas.

Assim, não se deve falar em “Reumático” ou “Reumatismo”, uma vez que existem mais de 100 doenças reumáticas, com características, diagnósticos e tratamentos específicos, que devem ser abordadas por médicos reumatologistas.

De uma forma geral, as doenças reumáticas podem subdividir-se em:

  • Doenças reumáticas crónicas imunomediadas, como a artrite reumatóide, as espondilartrites (nomeadamente a espondilite anquilosante, a artrite psoriática, a artrite reactiva e outras formas de espondilartrite), as artrites idiopáticas infantis, a polimialgia reumática, as vasculites, o lúpus eritematoso sistémico e outras patologias difusas do tecido conjuntivo (como a esclerose sistémica, a síndrome de Sjögren, a dermatomiosite, entre outras).
  • Doenças reumáticas não imunomediadas, grupo em que se incluem, a título exemplificativo, a fibromialgia, a gota, as tendinites, a osteoporose e a osteoartrose.

As doenças reumáticas devem ser diagnosticadas correcta e precocemente, uma vez que existem actualmente inúmeros tratamentos e estratégias que contribuem significativamente para controlar a actividade e progressão da doença, diminuindo a dor, sofrimento e impacto sobre a qualidade de vida.